Pare de procrastinar já!

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Pare de procrastinar já!

Você senta na frente do computador  e abre um documento novo onde começará sua tarefa que tem que ser entregue no dia seguinte. Mas antes tem que escolher a música perfeita pra te motivar. Uma só acaba não sendo suficiente, então você parte em busca da playlist de trabalho perfeita. Você decide também checar as redes sociais  e responder algumas mensagens. Só nessa brincadeira algumas horas se passaram e você não está nem perto de concluir sua tarefa. É assim que funciona a procrastinação.

O pesquisador Piers Steel explica que existem dois mecanismos importantes no cérebro que colaboram para que um indivíduo procrastine. O primeiro é o sistema límbico, que é conectado com a parte do cérebro ligada ao prazer. “Quando você sente vontade de algo, quando realmente quer conseguir fazer alguma coisa, é o sistema límbico que está controlando o processo”, afirma Steel. “O problema é que esse sistema só liga para prazeres e dores imediatas.”

Já o segundo é o córtex pré-frontal, que tenta controlar as vontades e a ambição do sistema límbico. É ele quem faz planos à longo prazo. “Mas a maior fraqueza do córtex pré-frontal é o cansaço. Ele fica cansado facilmente.” Isso quer dizer que, quando nós procrastinamos, o córtex pré-frontal planeja o futuro, mas o sistema límbico intervém, pedindo uma ação que traga prazer instantâneo.

O psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade Carleton, no Canadá, está realizando “intervenções” a partir das quais pretende ajudar as pessoas a pararem de procrastinar. Em entrevista ao jornal Wall Street Journal, ele falou sobre algumas atitudes que ajudam no processo. Conheça algumas delas:

 

1- Quebre uma grande meta em pequenas tarefas: Em vez de ir em direção a um grande acontecimento, estipule objetivos menores que te ajudarão a chegar na linha de chegada. O ideal é marcar quando você pretende começar e acabar a tarefa e ficar de olho no caminho que fará para terminá-la.

2- Lembre-se de como as pequenas tarefas te ajudarão a chegar a um determinado lugar: Ou seja, deixar algo para mais tarde não deixará sua vida melhor. Quanto mais cedo você começar a se organizar para realizar uma tarefa, mais chances tem de fazer tudo com calma e dedicação.

3- Crie barreiras para a procrastinação: Deslogar de todas as redes sociais e deixar seu celular no modo avião do outro lado da sala podem ser boas formas de começar. Afaste tudo aquilo que pode ser uma potencial distração e foque no que tem que ser feito. Você será mais eficiente assim.

4- Desenvolva um sistema de pequenas recompensas: Esses mini presentes podem servir de motivação para o seu trabalho. Toda vez que você terminar uma tarefa, desfrute de uma recompensa: de um intervalo de minutos até uma xícara de café, vale tudo – desde que você não se perca no meio e esqueça de fazer o resto dos trabalhos.

5- Comece: A dica mais simples também é verdadeira: antes de qualquer coisa, você precisa começar a fazer o que precisa. Senão, acaba voltando para o ciclo vicioso do início da matéria e dará início à procrastinação.