Vacinação contra sarampo e pólio

Home / Posts / Vacinação contra sarampo e pólio
Vacinação contra sarampo e pólio

Com o surto de sarampo e pólio se espalhando por vários estados do Brasil, o Ministério da Saúde organizou uma vacinação em massa para todas as crianças até 5 anos. A importância de vacinar seu filho é incontestável: sarampo e pólio não são apenas “doenças que toda criança tem”, elas podem matar. E a única forma segura e eficaz para se prevenir é a vacinação. Portanto, se seu filho tem até 5 anos de idade, procure um Posto de Saúde próximo a sua casa e vacine-o. Não dói, é de graça, rápido e a forma mais bonita de demonstrar seu amor por ele.

A imunização contra essa doença exige duas doses. Normalmente, no setor público a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Isso vale para o ano todo. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo.

Vale lembrar que, independentemente dessa força-tarefa, o Ministério da Saúde disponibiliza duas doses do imunizante para todos até 29 anos de idade e uma dose única para aqueles entre 30 e 49 anos. Caso você não tenha recebido alguma delas, basta ir ao posto de saúde mais próximo e atualizar sua caderneta de vacinação.

A injeção é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa – causada por alguma doença ou medicação –, crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com história de crise alérgica grave após aplicação de dose anterior. Converse com um médico.