Durma melhor

Home / Posts / Durma melhor
Durma melhor

Nada melhor para saúde, um dia e uma vida produtivos que uma boa noite de sono. Aquele “fritar de coxinha”a noite toda, rola para um lado, rola para o outros nada do sono chegar traz malefícios e transtornos à pequeno e longo prazo. Uma noite mal dormida acarreta em um dia seguinte arrastado, impaciente, nervoso. Tudo o que menos procuramos e precisamos no mundo em que vivemos. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você dormir melhor e elevar sua qualidade de sono e, consequentemente, de vida.

 

CUIDE DA ILUMINAÇÃO

Essa talvez seja a parte mais importante que vai garantir uma indução de qualidade do sono. Tente se desconectar da tv e do celular pelo menos 30 minutos antes de deitar. Se quiser ler um livro ou uma revista, tudo bem. Isso ajuda a dormir, desde que seja com uma luz indireta e mais fraca, como a de um abajur ou de uma luminária, por exemplo. Evite a luz do quarto pois ela, além de ser normalmente bem forte, ainda vai fazer com que você precise levantar para desligar e perder o gatilho do sono. Tente investir em cortinas com corta-luz ou blackout. Elas garantem seu sono principalmente naqueles períodos do ano em que o sol nasce mais cedo ou se a janela do seu quarto está posicionada diretamente à frente do nascer dele.

 

EVITE COCHILOS

Infelizmente, o cochilo pode provocar uma noite insone. “Nosso cérebro acumula a vontade de dormir”, diz Debra Kissen, diretora clínica do Centro de Tratamento Light on Anxiety, em Chicago. “Se você cochilar, a vontade vai diminuir.”

 

NÃO ENCHA A BARRIGA

Jante pelo menos duas horas antes de se deitar, para o corpo fazer a digestão. “Ao ir para a cama de barriga cheia, o sistema digestório se mantém em ação enquanto você tenta reduzir a atividade do resto do corpo”, diz Richard Shane, especialista comportamental em sono da clínica New West Physicians, no Colorado, EUA.

 

CALMA COM A BEBIDA

Não é preciso ser abstêmio, mas é bom saber que o excesso de álcool pode atrapalhar o sono. O álcool aumenta a produção de adenosina, substância que normalmente ajuda a induzir o sono, de acordo com a Fundação Nacional do Sono dos EUA. Mas, liberada rapidamente depois do consumo de álcool, a substância logo se dissipa, e você pode acordar.

 

ESTABILIZE A PROGRAMAÇÃO

Tente manter alguma constância na hora de se deitar. Se você for para a cama às 4 da madrugada num dia e às 8h da noite no dia seguinte, o ritmo do seu organismo virará um caos.

 

LIGUE O VENTILADOR OU O AR-CONDICIONADO

Mantenha o quarto em temperatura baixa, entre 18°C e 20°C, recomenda Shane. “Quando dormimos, a temperatura do corpo cai”, diz ele. “Assim, quando sua temperatura cai, fica mais fácil dormir.”

 

BLOQUEIE OS SONS

O motor do ar-condicionado, vizinho barulhento ou ventilador podem atrapalhar o sono de algumas pessoas. Use um par de protetores auriculares de silicone. “O silicone aquece com o corpo e assume a forma da orelha para se encaixar melhor, com alto nível de redução de decibéis”, diz Shane. Se você não gosta dos protetores, baixe algumas trilhas sonoras de ruído branco.

 

ACALME A RESPIRAÇÃO

“A maioria das pessoas, quando pensa em respirar, acha que tem que inspirar profunda e lentamente, usando o abdome. Isso altera demais a respiração e exige esforço – ou seja, você não dorme.” Em vez disso, Shane recomenda acalmar a respiração, o que é mais fácil porque não muda os músculos usados.

 

RELAXE A LÍNGUA

“Quando se fala em relaxamento, todos pensam em relaxar o corpo inteiro, e isso é trabalho demais. Basta deixar a língua mais relaxada; isso espalhará o relaxamento pelo corpo inteiro”, finaliza Shane.