Dicas para economizar nas compras

Home / Posts / Dicas para economizar nas compras
Dicas para economizar nas compras

No dia-a-dia, os gastos com alimentação continuam pesando, e muito, no orçamento. Por isso, saber como economizar no supermercado é questão de sobrevivência. A dica mais conhecida – e eficaz – é: pesquise preços. No entanto, existem muitas outras atitudes que você pode tomar para enxugar as despesas no mercado.

1) Planeje o cardápio semanal

Ele é essencial para montar uma boa lista de supermercado. Com o cardápio em mãos, você saberá exatamente o que comerá naquela semana, comprando apenas o necessário e evitando desperdício – tanto de dinheiro quanto de alimentos.

2) Monte a lista de compras

Agora que você já decidiu o cardápio da semana, inclua na lista os itens necessários para seguir as receitas. Ela é essencial para não perder o foco em meio a tantas tentações.

3) Organize a lista por seção do supermercado

Quer economizar tempo e dinheiro? Organize-se. Ordenar os itens por seção evitará que você tenha que andar de um lado para outro para colocar tudo no carrinho – e, no meio do caminho, perder bons minutos e correr o risco de comprar mais do que deveria.

4) Não vá ao supermercado com fome

Um estudo divulgado na publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos apontou que as pessoas têm mais impulsos consumistas quando estão com fome – e isso vale para todo tipo de produto, inclusive para alimentos. Coma algo antes de entrar no supermercado, mesmo que seja apenas uma fruta ou barrinha de cereais.

5) Não faça compras mensais

Essa pode parecer a melhor escolha para quem não tem tempo, porém, ir ao supermercado apenas uma vez ao mês a privará de aproveitar as melhores ofertas.

O segredo é ficar de olho nos folhetos e propagandas de ofertas. No final do mês (e do ano), você pode perceber o quanto valeu essa economia se anotar os gastos semanais no supermercado. Garantimos que você vai se surpreender.

Até a próxima semana! =)